terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A prisão por dentro e por fora by Francisco de Assis Gonçalves dos Santos

A PRISÃO POR DENTRO
E
POR FORA


DE









FRANCISCO DE ASSIS GONÇALVES DOS SANTOS




Há momentos em nossas vidas que precisamos refletir sobre tudo que fizemos e sobre os nossos propósitos nesta vida.

Será que estamos preparados para enfrentar todos os problemas de frente?

Você conseguiria apontar todos os seus defeitos e pedir perdão ou perdoar?

Será que estamos preparados para o desconhecido?

Os desajustes da natureza estavam previstos ou apenas existem coincidências?

Será que a nossa fé realmente é capaz de remover montanhas?

Será que estamos levando uma vida correta dentro dos padrões morais e religiosos exigidos pela sociedade e perante o Criador?

Certamente são perguntas que ficam no ar para uma auto-reflexão.

Sabemos que existem pessoas que, mesmo fazendo parte de um grupo ou de sociedade, ou convivendo com seus companheiros e familiares, se sentem totalmente sozinhas e muitas vezes caem em desespero, chegando mesmo a pensar e muitas vezes a tentarem o suicídio.
Não é menos verdade que a vida é uma prisão tanto por dentro como por fora, se não soubermos lidar com os acontecimentos diários que nos massacram.
Veja por exemplo as diversas formas de violência que sofremos todos os dias, tais como aqueles noticiários demagogos que tentam conseguir audiência às custas das desgraças da população.
As explorações sexuais das novelas ou de determinados programas de auditório, como também pela Internet, onde pedófilos aliciam crianças, adolescentes e adultos, utilizando-se dos famosos Sites de relacionamentos.
Lançamentos de campanhas de solidariedade que muitas vezes somente tem o afã de beneficiar seu próprio fundador que se utiliza dos miseráveis e menos afortunados para explorar o Poder Político.
Quanto aos políticos me abstenho até mesmo de perder tempo em fazer qualquer comentário, pois, no meu ponto de vista são os maiores oportunistas que quando não compram os menos abastados com migalhas, fazem promessas que jamais se preocupam em cumprir.
É pensando nessa hipótese que começo a minha pequena história abordando temas diversos e sem qualquer ordem cronológica, mas que poderão ajudar na reflexão de nossas vidas como um todo.
A cada dia que vivo tenho mais certeza de que nossa passagem pela Terra não passa de um aprendizado em um Planeta pequeno e mal evoluído.
A noite, ao apagar a luz, posso sentir a presença de nossos irmãos espirituais como também posso ver seus vultos circulando em meu quarto.
É muito curioso, pois, tenho a nítida sensação de que eles tentam se comunicar comigo e posso sentir suas energias que passam ao meu corpo.
Entretanto, não consigo fazer a comunicação direta com eles, da forma que gostaria.
Penso que não chegou a hora, mas posso sentir que estão sempre prontos a ajudar-me nas situações difíceis de minha vida e quando necessito ajudar a um semelhante, nosso irmão, seja humano, animal ou vegetal.
Acredito na reencarnação e na chance que temos de voltar em outra vida e tentar consertar o que não acertamos nesta, muito embora a vida seja uma só, com diversas etapas.
A via é cheia de prazeres e tentações.
Somos tentados em todos os momentos, mas, precisamos demonstrar que estamos preparados para resistir.
As tentações podem ser através de comidas, bebidas, luxo, riqueza, sexo, drogas, enfim, várias são as maneiras.
Entretanto, não importa qual seja a forma que se apresente devemos estar preparados espiritualmente.
Não importa qual seja a religião, já que não tenho nenhuma intenção de discutir sobre tal assunto.
Uma das formas de preparação que é muito eficaz é a oração seguida da meditação.
Porém, a oração deve ser feita com grande fervor e muita concentração, mas isso não quer dizer que é necessário ter um texto pronto ou um local específico para tal.
O Pai sempre houve as suplicas dos filhos.
Ele conhece todos os nossos passos e todas as nossas necessidades.
Não cai um fio de cabelo sem que o Pai determine.
Assim, devemos orar sempre, ainda que mentalmente.
A meditação é uma forma de equilíbrio do nosso corpo físico que deverá estar em sintonia com o nosso espiritual.
Quando conseguimos vencer as tentações e os prazeres estamos começando a vencer a nós próprios que é o mais difícil.
Quando vencermos a nós próprios, somos capazes de tudo.
Desta forma, devemos orar e meditar sempre e não deixar de agradecer ao Pai Todo Poderoso por tudo que nos é concedido, seja bom ou ruim, mas agradecer com amor.
Na vida tudo tem solução.
Muitas vezes achamos que o nosso “mundo” está desabando e começamos a pensar negativo e as vezes até mesmo criticamos ou amaldiçoamos a vida.
Porém, nos esquecemos que a paciência também é uma virtude e que deve ser cultivada.
O homem paciente enfrenta os problemas com muita tranqüilidade por piores que eles sejam.
O homem paciente consegue agir com a razão e não tomado pela emoção.
Assim, é necessário crescer espiritualmente, para começar a enfrentar os problemas de frente e não se desesperar diante dos fatos do dia a dia.
Lembre-se a paciência, como já foi dito, é uma virtude e não podemos esquecer o poder das palavras.
Quantas idéias e ideais são deixados para trás para não magoar as pessoas que amamos.
Será que valeu a pena?
Será que foi a coisa certa a ser feita?
Talvez !
Porém, não adianta se lamentar.
A vida continua e a cada minuto temos a chance de recomeçar.
Basta ter coragem e acreditar em nós mesmos.
Deus nos deu o livre arbítrio.
Saiba como usá-lo.
Assim devemos sempre dizer palavras que nos encorajam e nos dão força para lutar e vencer.
Devemos ver a vida sempre linda e maravilhosa, para que com pensamentos positivos tudo se materialize e realmente deixe a vida bonita e bela como ela é.
E seguindo a mesma linha de pensamento faço questão de escrever um texto de minha autoria, redigido há vários anos, que dei o título de:
“A vida pela vida”
A vida nos propicia bons e maus momentos.
Porém, tudo depende do prisma com que encaramos.
Quando encaramos os fatos que chamamos de “maus momentos” como um aviso, tudo poderá acontecer com suavidade e dentro da razoabilidade.
Entretanto, quando encaramos como “maus momentos” tudo que nos acontece, já com um certo pessimismo, a vida realmente se torna difícil e muito dura.
Não podemos esquecer dos poderes que tem as palavras que pronunciamos.
Uma palavra dita jamais poderá ser apagada.
Assim, necessário se torna policiarmos tudo aquilo que falamos.
Na vida é preciso tomar cuidado com a força das palavras.
Na verdade, todas as nossas palavras são dotadas de energias, uma vez que elas são ditas com o auxilio de nossa respiração.
Assim sendo, devemos tomar cuidado quando nos expressamos por meio de palavras.
Veja, por exemplo, as palavras ditas quando estamos contentes.
Elas são carregadas com a nossa energia positiva e faz bem a quem é dirigida.
Porém, quando estamos tristes e magoados ou irados, muitas vezes, até mesmo sem querer, à vezes desejamos o mal para alguém, sem pensar que essa situação nos faz se livrar de energias negativas.
Ora, se estamos descarregando energias negativas e com isso desejamos mal a uma determinada pessoa, isso poderá atrapalhar a tal pessoa, mas, como na vida há a lei do retorno, aquela energia negativa acaba voltando para nós mesmos fazendo c om que nossas coisas particulares comessem a dar erradas.
Desta forma, quando começamos a ver nossa vida atrapalhada, passamos a criticar aqueles que estão se saindo bem e passamos a acumular excesso de energia negativa, esquecendo até mesmo de Deus.
Assim, precisamos tomar muito cuidado com as palavras ditas .
Dentro do mesmo contexto, devemos nos preocupar em dizer palavras que enobrecem, de agradecimentos, de bem estar, trazendo pensamentos positivos, que cultivados acabam se tornando reais.
Desta forma, somos responsáveis por nossos maus e bons momentos, concretizando-se, assim, os ensinamentos mediúnicos de que somos responsáveis pelo nosso próprio destino já que temos o livre arbítrio, que nos é dado antes de reencarnarmos.
É gozado como muitas pessoas leigas tentam explicar a reencarnação, dizendo que os mortos não voltam jamais, pois estão no “sono eterno”.
Todavia, realmente existe o “sono eterno”, porém, não da forma como muitos pensam.
Assim, o “sono eterno” não quer dizer a paralisação do corpo tão somente e sim o “sono eterno”, na verdade, são as lembranças de vidas passadas que ficam esquecidas quando reencarnamos.
E não é sem motivo que elas ficam esquecidas, pois, se reencarnamos para resgatar os Karmas que deixamos de vidas anteriores, não seria justo que após cada reencarnação voltássemos com todas as lembranças, posto que, se assim o fosse, já sabendo onde, como e porquê erramos ou falhamos, apenas iríamos contornar a situação para que tais fatos não viessem a ocorrer novamente.
Ora, qual a lição que teríamos aprendido?
Qual o benefício que traria ao nosso espírito que está sempre aprendendo?
Daí a razão da Bíblia mencionar que quando “morremos” ficamos no “sono eterno” até o dia do Juízo Final, donde serão julgados os vivos e os mortos.
A morte é muito relativa e, por incrível que pareça, faz parte da vida, sendo apenas mais uma passagem.
Basta analisarmos a humanidade para concluirmos o que acabo de afirmar.
Existem muitas pessoas que, apesar de estarem vivendo, já estão mortas há muito tempo.
As pessoas mortas são aquelas que por alguma obsessão ou fanatismo, deixa de acreditar que a Terra, que nos foi dada e abençoada por Deus, é apenas uma escola com lições novas a cada dia.
Não cai um fio de cabelo sequer de nossas cabeças que Deus não veja e permita.
Deus está em toda parte, em tudo que existe no universo e principalmente dentro de cada pessoa.
Dentro desse patamar, a vida não pode ser, como muitos pensam, somente este breve intervalo, cheio de bons e maus momentos, como também o “sono eterno” não pode e não é a paralisação do corpo e da alma até o dia do Juízo Final.
É evidente que o corpo se paralisa na nossa passagem, para renascer e continuar sua missão.
Como a própria Bíblia Sagrada diz: “O homem veio do pó e ao pó retornará” que, no meu entender, significa dizer que o corpo voltará para a Terra.
Por outro lado, cabe aqui dizer que o corpo não passa de um invólucro para a alma.
É na alma e no espírito que guardamos todos os ensinamentos.
Assim, a alma e o espírito estão sempre captando novas lições, sejam elas boas ou más.
Razão assiste aos grandes escritores que defendem a reencarnação, pois, a cada dia que se passa, na atual era, podemos constatar que o espiritismo está, cada vez mais, conseguindo sua difundição em razão de que consegue explicar coisas que até então nos parecia sem qualquer explicação, ao ver de outras religiões, não valendo isso como crítica, e muitas vezes até mesmo ignoradas pela ciência.
Todavia, os tempos estão mudando e até mesmo a ciência passou a dar mais valor ao mundo espiritual.
Portanto, como dissemos a passagem pela vida é curta e é um aprendizado e, como em qualquer escola, somente passam de ano aqueles que se superam nos exames finais.
Se não conseguir aprender tudo nesta vida, por conseqüência, teremos nossos Karmas os quais terão que ser resgatados em novas vidas.
Assim é a vida pela vida.
Portanto, posso dizer que:
Acredito na vida.
Acredito no Amor.
Acredito em Deus .
Acredito na força interna e no nosso Deus interior.
Mas tenho minhas ressalvas contra os falsos profetas.
Sei que não há vida sem amor.
Como não há vida sem flor.
Não há vento sem brisa.
Não há brilho sem a Lua.
Não há noite sem dia.
Não há dia sem luta.
Não há força bruta.
Mas há água na gruta.
Há no fundo do coração,
o pranto de uma oração.
Assim só nos resta dar
GRAÇAS A DEUS!

Dentro de todo o contexto, gostaria de também transcrever alguns escritos que tenho por hábito fazer em minha agenda, no início de cada ano e muitas vezes também no final, que é um agradecimento ao nosso Criador, conforme seguem:


“Senhor!

Fazei-me digno de transmitir energias positivas a todos nossos irmãos que procuram com fé e esperança a cura para seus males.

Fazei-me com que eu seja o instrumento que leva a paz e o amor a todos os necessitados.

Fazei-me cada vez mais ser humilde, honesto e digno de pregar a Vossa Palavra.

Senhor!

Faça de mim ...”


“Senhor!

Que todas as bençãos recaiam sobre nós neste ano que se inicia.

Que possamos ser melhores em todos os aspectos, do que fomos no ano que passou.

Que possamos ser mais tolerantes, mais humildes e caridosos com nossos irmãos menos favorecidos.

Ë o que desejamos do fundo do coração.

Obrigado, Obrigado, Obrigado.

Salve 2003”

“Obrigado Senhor por mais este ano.

Obrigado Senhor pela vida, pelo universo, por todas as coisas que nos são dadas.

Obrigado Senhor por me dar uma família, um trabalho e um teto.

Obrigado Senhor por eu viver...

Salve 2002”


“Obrigado Senhor

Obrigado por permitir-me entrar nesse novo Milênio.
Que seja um milênio de paz, amor, harmonia e fraternidade entre os homens e que cada vez mais busquem a espiritualidade para a cura de todos os males da Terra.

Obrigado Senhor por me dar a vida.

Obrigado Senhor por me dar uma família.

Obrigado Senhor pelo meu trabalho.

Obrigado Senhor pelo Universo!!!

Salve 2000”


“Obrigado Senhor

Pelas conquistas desse ano que se finda. Obrigado pelas lições extraídas dos erros cometidos que nos ensinam a crescer moral e espiritualmente.

Obrigado pelas dores físicas, pois, somente elas nos renovam a fé.

Obrigado Senhor pelos perdões recebidos e pelos perdões concedidos espontaneamente.

Enfim...

Obrigado Senhor por viver!
SP.12.12.2000”


Sei que muitos daqueles que espero que leiam meus escritos, vão dizer que os escritos das agendas são repetitivos.

Entretanto, realmente eles são muitos parecidos e não é por acaso.

Como foi dito em algum trecho acima, as palavras tem poderes.

Assim, as repetições são propositais, para que se materializem, como um eterno agradecimento ao nosso Criador e nos tragam bons fluídos e muitas energias positivas.


Para que nosso espírito possa evoluir, necessário se torna deixar de sentir ódio, inveja, ciúme, orgulho, vaidade e apego aos bens materiais.

Nós necessitamos do dinheiro e de muitos bens materiais para viver neste mundo onde a informatização e as máquinas tornaram-se parte do nosso dia-a-dia, porém, somente quando conseguirmos renunciar ao ódio, a inveja, ao ciúmes, ao orgulho, a vaidade e ao apego aos bens materiais, vendo nossos semelhantes como nossos irmãos, praticando a caridade sem escolha, isto é, sem preocupação se aquele a quem você está ajudando está necessitando e se vai fazer bom proveito da ajuda recebida.

É preciso sempre se lembrar que a caridade deve ser feita de coração.

Assim, se você oferece ajuda ao seu semelhante, que é seu irmão, não deve se preocupar com o que ele fará daquela ajuda, pois, caso a utilize indevidamente, as conseqüências serão somente dele, mas o seu coração e sua consciência estarão tranqüilos posto que você fez a sua parte.

Não podemos esquecer a grande lição do Mestre Maior – JESUS – que diz:

“Você deverá fazer aos outros o que gostaria que os outros fizessem a você”.

Portanto, para se evoluir espiritualmente, é preciso crescer conscientemente, abrindo mão daquilo que é ruim, porém, isto não quer dizer que devemos parar no tempo.

Não! Nós devemos sim é saber repartir com nossos semelhantes menos favorecidos, sem os apegos materiais.
 
As nossas ambições devem ter medida certa, para não nos tornarmos escravos da luxurias, dos prazeres e das grandes doenças que acabam com o ser humano, ou seja, a falta de humildade. 

Portanto, grande foi a lição de São Francisco de Assis, que, sendo um “play-boy” da época, ao ser chamado pelo Pai, renunciou a todos os seus bens materiais, a vida farta e até mesmo ao sobrenome de seus pais, para viver na fé e na caridade, ajudando aos leprosos que, quando na vida rica, lhe repugnava vê-los sem tocá-los.

Muitas são as passagens de amor, fé e devoção ä vida dada em prol de seus semelhantes.

Há necessidade de evoluirmos em razão de que a Terra, como já foi dito, é apenas uma escola.

O nosso espírito tem vida eterna.

A vida que vivemos aqui e em outras reencarnações é a mesma.

As reencarnações servem para a evolução e resgates de alguns Karmas.

É preciso saber que nós vivemos a vida que escolhemos viver antes de reencarnarmos, pois, temos o livre-arbítrio.

Por conseqüência, tudo que passamos foi escolhido por nós com algumas orientações de nossos guias espirituais.

Portanto, se sofremos ou se temos alguma deficiência física ou doença, não podemos dizer que é castigo de Deus, mas simplesmente nossa própria escolha no sentido de resgatar os Karmas e evoluir até que possamos alcançar a Luz Plena.
 
Devemos saber agradecer a Deus a oportunidade de passarmos pela escola da vida e tentar tirar de tudo que é bom para o espírito e não somente amontoar bens materiais que nos traz uma paz passageira e falsa.
 
Falsa porque em razão dessa tranquilidade passageira, nos faz esquecer de alimentar o espírito com orações e a prática da caridade, com tolerância, paciência e muita sabedoria.
 
É fato que não conseguimos viver sem dinheiro e sem alguns bens materiais, mas, não é por essa razão que devemos nos tornar escravos do materialismo, esquecendo a verdadeira seiva da vida que é a nossa espiritualidade.
 
Veja, por exemplo, a abnegação de nossos Anjos da Guarda que diuturnamente nos protegem dos perigos desta vida e nós sequer lembramos de orar por ele, para que tenha força e possa cada vez mais nos proteger.
 
Assim, tenha fé e vencerá.

Tudo podemos naquele que é o ser Supremo e que nunca nos desampara.

Assim, quando o sorriso se apaga...

A vida parece não ter sentido.

Quando nada nos alegra e nos deixa feliz...

Quando não sabemos o que é certo ou errado.

Se já não existe uma solução.

É melhor parar e refletir para sabermos.

Onde erramos?

O que está errado conosco?

O que causou aquele erro?

Foi por vontade própria ou foi involuntário?

Aquele erro está atrapalhando nossa vida?

Fazendo uma reflexão, somos capazes de descobrir onde foi a nossa falha ou que nos fez falhar.

Sabendo a causa e onde falhamos, temos que buscar a solução.

Se a solução nos parecer impossível, recorra ao nosso Pai Todo Poderoso.

Ele não nos desampara jamais.

Para Ele nada é impossível.

Basta crer e pedir com o coração que Ele lhe dará a solução e a decisão a tomar.

Porém, não basta solucionar e em um futuro próximo voltar a cometer a mesma falha.

É preciso que aprenda a se policiar, vigiando sempre para que novos erros não ocorram.

Jesus já dizia essa máxima: “orar e vigiar”.

A propósito, lembro-me de um verso que escrevi que dizia assim:
 
POSSO OBSERVAR?

Gostaria de ver com os olhos de Deus todo o Universo...

Gostaria de descobrir os segredos das Estrelas...

Gostaria de descobrir as razões do esplendido brilho da Lua...

Gostaria de desvendar os mistérios da força da luz do Sol...

Gostaria de viajar como o ar leve e solto por toda a natureza...

Gostaria de correr como as águas dos rios que buscam o Mar...

Gostaria de ser imenso e temido como o Mar...

Gostaria apenas de Poder observar!!!


Imagine você poder olhar a vida com os olhos do Pai Todo Poderoso.
 
Que maravilha!!!
 
Mas também haveria tristezas por constatar que o ser humano sofre, muitas vezes, por ser egoísta, deixando de olhar o problema do seu semelhante que, às vezes, é muito maior que o seu.
 
Que há pessoas que sofrem mais e com problemas muito mais sérios que os nossos.
 
Essa é uma das razões porque devemos orar e vigiar.
 
O objetivo da vida é aprender e superar todas as fraquezas do ser humano.
 
Não podemos deixar nos envolver pela onda que assola o país de que nada mais vale à pena, chegando mesmo a perder as esperanças e tentar tirar vantagens de tudo, sem o mínimo pudor.
 
Ao contrário, devemos lutar para mudarmos esse negativismo.
 
Temos que lutar para mudar as leis do país, com penas mais severas, para coibir os infratores e não incentivá-los com a impunibilidade, fazendo acreditar que cometer crimes hediondos vale a pena.
 
Vamos valorizar a vida.
 
Vamos lutar contra o negativismo e a falta de caráter de nossos políticos.
 
Vamos mudar a Nossa Constituição e reduzir a menoridade penal, para que outros jovens não sejam entusiasmados com a impunibilidade e venham a delinquir. 
Vamos acabar com os privilégios dos criminosos que poderá ser feito com a volta do exame criminológico, que avalia se o criminoso tem ou não condições de voltar ao seio da sociedade.
Na vida é preciso saber  que:
A felicidade existe!
Basta saber busca-la...
A felicidade está no bom dia!
No sorriso amigo...
Na palavra de conforto...
Na caridade praticada...
Está no ar, na brisa...
No Sol, no campo, na flores...
A felicidade está na vida.
Existe maior felicidade  do que acordar todos os dias, para desfrutar da natureza que Deus nos deu?
Existe uma pintura mais bela que o nascer e o por do sol?
Existe algo mais belo que avistar o mar?
Contemplar a Lua e as Estrelas?
O cantar dos pássaros?
A relva dos campos?
Como disse, a felicidade está em toda parte.
Está no sorriso de uma criança!
Na sabedoria dos nossos idosos!
A felicidade está na visão dos cegos.
Nos passos imaginários dos paraplégicos.
Enfim, a felicidade está dentro de nós, basta saber expressá-la para que todos ao nosso redor possam desfrutá-la...
 
 
EM CONSTRUÇÃO.
 
 
MÃE...


Existem filhos sem mãe...

Existem mães sem filhos...

Quem as tem muitas vezes não dá valor.

Quem não tem valoriza e queria ter.

Porém, filhos existem que perdem a razão...

Existem filhos que não conseguem ver em suas mães, virtudes, valores, carinho e amor.

Há filhos que não conseguem enxergar que suas mães envelhecem como todas as pessoas...

Se sabem ... não querem compreender que todos nós, possivelmente, passaremos por essa fase em nossas vidas.

Existem filhos que dariam tudo para ouvir suas mães...

Para ter um carinho, uma palavra amiga e sábia e o conforto de um colo.

Tem filhos que tratam suas mães com indiferenças...

Mas tem mães que fazem a diferença...

Mas tem filhos que oram por suas mães...

Porém, tem filhos que praguejam contra suas mães...

Mas tem filhos tolerantes e compreensivos com suas mães...

Também tem mães que não só toleram, mas compreendem e perdoam seus filhos...

Por pior que a mãe possa parecer, só o fato de nos carregar em seu ventre por nove meses, já é digna de todo respeito, de louvor e de todo carinho e amor...

Que neste dia reservado à comemoração do dia das mães não seja apenas um dia comercial, mas um dia de reflexão e de perdão àqueles que esquecem toda a luta de sua mãe para que pudesse crescer, vencer e triunfar...

Quantas noites de sono sacrificadas...

Quantas fraldas trocadas...

Quantos desejos contidos...

Quantas lutas sem resignação, para que os filhos possam ser alguém...

Vamos refletir e pedir ao Pai Todo Poderoso, para que conservem nossas mães e para aquelas que já fizeram sua passagem que tenha toda luz, pelo merecimento de um dia Ter sido MÃE!

(SP.05.05.2008)

PAI!


Não importa os seus erros...

Não importa os meus erros...

Não importa o que você fez...

Só importa o que você me ensinou...

E a vida que me mostrou...

Sabendo dividir o pouco que tinha...

Seja o arroz o feijão e a farinha...

Mas que com muito carinho repartia...

Os momentos bons que vivemos...

Uma tarde tocando violão...

Mesmo sem afinação cantava uma canção...

Disputas no jogo de dama...

Desculpe mas fui campeão!

O jogo de bola no Domingo...

As brincadeiras e os sorrisos...

Eram coisas comuns ...

Mas que fazem tanta falta...

E só damos valor quando perdemos.

Só percebi sua idade chegando...

Quando um dia te olhando...

Bem dentro dos olhos...

Pude ver toda a sua preocupação...

Com a nossa criação.

Mas você se foi...

A tristeza chegou...

Quanto pranto rolou...

Saudades você deixou...

Mas ainda me resta uma esperança...

E muita emoção...

Eu sinto em meu coração...

Que vamos nos encontrar...

Basta o trem da vida parar...

Na mesma Estação...

Vai ser o dia mais feliz...

Vamos nos recordar de tudo que ficou para trás ...



No trem da vida...



No trem da vida...

Um dia como uma germinação entrei...

No trem da vida...

Conheci um casal que me amou...

No trem da vida...

Outras pessoas subiram...

No trem da vida...

Algumas pessoas desceram...

No trem da vida...

As saudades floresceram...

No trem da vida...

Aquele casal muito se amou...

No trem da vida...

Em determinada estação o casal se separou...

No trem da vida...

Continuei minha viagem...

No trem da vida...

Muito aprendi...

No trem da vida...

Quanta emoção...

No trem da vida...

Um dia chegará a minha estação...

A vida é uma viagem cheia de aprendizado.

Saiba viver!!!

(SP.05.05.2008)

Sonhar é...

Ter um grande cenário de um filme real onde você é o herói ou heroina.
Neste filme você tudo pode e consegue fazer sem grandes objeções, porque o sonho é só seu.
Sonhar é...
Ter uma vida repleta de alegria, paz, amor e prosperidade.
Sonhar é...
Ter o privilégio de poder transformar o mundo como um pequeno Deus.
Sonhar é apenas sonhar e deixar tudo fluir...
Sonhar e nada ter que pedir...
Sonhar é...








LUZ DA VIDA

A luz da vida
São teus olhos.
A tua palavra é a sua chave.
A sua caridade é o seu guia.
Deus é o seu e o nosso caminho, pois,
Deus é Amor.
Deus é a Luz da Vida ...

SER...

A cada minuto que vivo compreendo um pouco mais do nosso propósito nesta vida que deve ser de amor, caridade e humildade.
O amor ao nosso semelhante é o amor ao próprio Deus de que somos uma partícula.
Deus está em toda parte.
Deus está principalmente dentro de nós.
Basta olhar.







TEMPO...

Um minuto se passou ...
Um amor que se acabou ...
Um filme que terminou ...
Um sonho que findou!
Nada planejei.
Nada programei.
Apenas meditei ...
Apenas vivi ...
Algumas coisas criei ou copiei.
Enfim, nada planejei.

ELE!

Quando ele voltar ...
Quanta tristeza para olhar ...
O amor que sumiu...
A flor que não resistiu ...
O palco que caiu.
O Mandamento que não se cumpriu.
A humanidade que se destruiu.
Quando ele voltar ...
Tanta coisa para mudar.
Muitos corações para limpar.
Uma nova humanidade para perdoar.

O TEMPO E A VIDA.
Não importa o momento que viveu.
Não importa o tempo que passou.
Sempre há tempo para refletir.
Sempre há tempo para recomeçar
Nunca é tarde para mudar.
A vida é isso ...
Então viva!!!
FECHA A PORTA.

Como o sorriso da criança.
Como os lírios dos campos.
Como os raios do Sol.
Como o brilho da Lua.
Como um grito de rua ...
Como um galho que se quebra ...
Como um grito de guerra ...
Nada mais importa!!!
Então fecha a porta.


LIÇÕES.

Se uma flor nasceu.
Se o amor floresceu.
Porque não viveu?
Será que o tempo correu?
Não sei ... parei ... e
Somente aceitei.
A vida como ela é ...
Cheia de altos e baixos.
Tumultuada e curta.
Mas sempre cheia de surpresas,
de alegrias,
tristezas,
Mas acima de tudo
Cheia de lições.


AGRADEÇA A VIDA...

Se o mundo não lhe parece belo ...
Se a vida é monótona.
Se perdeu seu emprego ...
Não lamente.
Apenas agradeça a Deus
Por você existir.
Pois, os bens vêm e vão.
Mas a vida passa tão rapidamente
E os momentos que deixamos de viver
Jamais retornarão.
Sendo assim ...
Apenas agradeça.


A NATUREZA...

Não há como esquecer a brisa no rosto.
A relva do campo.
As ondas do mar.
As curvas dos rios.
O pôr do Sol.
A noite de Lua.
A chuva fina.
Uma criança ...
E a esperança ...
O esplendor das estrelas.
O cantar dos pássaros.
A beleza da natureza ...
O Universo ...
E o Senhor de toda essa grandeza
O nosso Criador que nos fez, segundo as escrituras,
A sua imagem.
Imagem de Amor.
Imagem de Dor.
Imagem de Louvor.
Obrigado Senhor!



COMO EU GOSTARIA DE SER...

Como o canto dos pássaros...
Cheios de vida e de alegria!
Como o vôo das andorinhas...
Como nuvens sem vento...
Como as águas do mar...
A luz do Sol!
O brilho da Lua e das estrelas.
Eu gostaria de ser...
Gostaria de poder ajudar a todos indistintamente!
Mas para que possa ajudar aos outros...
Necessário se torna que eu consiga ajudar primeiramente ao meu próprio ser...
A vitória sobre nós mesmos não é nada fácil...
Superar nossos próprios erros e vícios,
São coisas extremamente difíceis, mas,
Quando conseguimos, já estamos prontos para ajudar como se deve ser ajudado nossos semelhantes.
Não podemos nos esquecer do que nos ensinou o Mestre Maior, Jesus, que devemos fazer aos outros o que gostaríamos que fizessem a nós.
Então! Vamos colocar em prática?




TUDO PASSA!!!

O tempo ...
A hora ...
O Dia ...
A vida ...
Assim, devemos viver intensamente
cada minuto como se fosse o último.
Devemos procurar ser feliz e fazer tudo
Que nos faz sentir em paz.
Não podemos esquecer que o tempo perdido
Não volta mais.
Tudo passa!
Até este momento já se passou.
Então...










QUANTA PAZ!

Ah! Quanta paz ...
Quanta luz ...
É tanto amor
Que a natureza produz.
A brisa mansa ...
A paz que não cansa ...
O Universo é vida.
A vida uma lida.
O amor constrói.
O ódio destrói.
Mas quando se ama.
Deita-se na grama ...
Pensa e fala.
O amor não cala ...
Liberta-se as paixões.
Perde-se a razão.
Ama do fundo do coração.
Vive a paixão.
Esquece a razão.
Só quem manda é o coração.



VIVER.

Olhando o horizonte...
Na noite escura e solitária...
Como quem termina uma batalha...
Pude notar minha falha...
Voltei ao passado...
Relembrando cenas vividas...
Vidas interrompidas...
Pessoas esquecidas...
Alma ferida...
Foi em uma noite solitária...
Que pude perceber...
Que nada vale a pena senão...
VIVER!










TEU NOME...

A maior solidão da vida...
Não é estar sozinho!
É sentir que espiritualmente não está ali.
E que todas as pessoas que nos rodeiam...
Não nos toca no íntimo!!!
Somos matérias vagando livremente.
Contra tudo e contra todos.
Mas existe um amor maior...
Sublime e poderoso...
Que a todo dia nos serve de consolo.
É um amor lindo e infinito!!!
De alma e coração.
E seu nome é como uma canção.
Senhor!
Deus da Salvação.








AMOR...

Toda a natureza
Quis saber do meu amor
O vento parou ...
As folhas cessaram seu balanço...
Como se fosse uma peça teatral,
As flores douradas e orvalhadas,
Prestavam muita atenção.
Naquele silêncio profundo...
Somente a batida do meu coração se ouvia...
Seu nome por várias vezes repetia
Quanta alegria!
Viver era o que somente
Queria.










A ROTINA.

Amanheceu ...
O rádio tocava velhas canções.
Minha mulher gritava!!!
Eu ... ouvia ... ouvia ...
Fui tomar café.
Não estava com fome!
Tomei apenas um café preto.
Onze horas!!!
Vem almoçar ... não demora.
Tomei algumas cervejas ...
Uma caipirinha e ... novamente ...
Tudo igual.
Uma rotina total.
Bebi até passar mal.
Não é fatal?
A rotina é um mal!
Te vejo no Natal!!!






UM DIA DE VELÓRIO.

Velório!
Oratório?
Não sei dizer ...
Choraram ...
Velaram ...
Sofreram ...
Amaram ...
Porém, nada mudou.
O destino chegou ...
E tudo se acabou.
Acabou ou apenas passou?
Não sei?
Pois o Universo é desconhecido ...
Algo não vivido!
Uma passagem inesperada...
Uma vida roubada!
Então me pergunto!!!
Foi válido o que se viveu?
Ou apenas sobreviveu.
Não sei !!!
Só o Universo escreveu....
(02.12.1991)

IDEAL...

Vejo o ideal surgindo.
Você fugindo ...
O amor nascendo...
Você crescendo ...
Vejo você!
Amando ...
Querendo ...
Sofrendo e desejando...
Mas apenas vivendo.
(05.08.90)













PAIXÃO...

Amor!
Como dói meu coração!
Pensar que ti perdi ...
Por uma ilusão ...
Amor!
Como é triste a solidão...
De quem ama...
Até nos versos de uma canção...
Amor!
Quero você que é...
Minha paixão.















PASSA-SE ESTE PONTO.

Passa-se este ponto...
Já estou cansado de ouvir tantas reclamações!!!
Salário mínimo que não dá para pagar ou comprar o mínimo...
Casas do BNH que você compra hoje e nunca termina de pagar...
Inflação, violência urbana, política, racismo, corrupção, etc...
Assim não dá para suportar!
Passa-se este ponto.
Não custa muito, mas é preciso que seja alguém de fibra para agüentar e suportar tantas queixas, tantas ingratidões e tantos insultos...
Não precisa ser rico e nem pobre...
Basta ter consciência e amor para dar...
O amor que eu tinha...
Minha consciência e minha paciência já se esgotaram, pois, quanto mais se dá mais pessoas ficam a reclamar...
Não é preciso dinheiro e nem pedras preciosas...
Basta saber dar tudo com amor para este Paraíso louvar...
Não adianta ficar aí somente reclamando e dizendo asneiras, pois, já não agüento tantas besteiras...
Gostaria que em vez de dizer que o mundo está ruim, aquele que tal o fizesse, subisse aqui para tentar melhorar...
Faremos um contrato com cláusulas e tudo o mais...
Só não vou pedir luvas, pois, também sobre elas já não agüento ouvir falar mais...
Faremos a cláusula do arrependimento...
Assim, quando aquele que assumir não agüentar mais...
Eu estarei esperando com amor...
Carinho e tudo mais, pois, de uma forma ou de outra, ainda Sou o Vosso Pai...


AMIZADE.

A amizade é um presente Divino...
Não mede interesses ou riquezas, pois, seu objetivo é outro na vida ...
O amigo sincero dá a vida pelo seu semelhante...
Olhos brilhantes de amor e emoção quando ajuda um irmão...
Sente o pulsar do coração e não tem tempo ruim não!!!
Por ser a amizade um presente Divino é que o destino nos colocou no mesmo caminho...
Obrigado meu irmão com toda a força do meu coração por poder chamar-te de Amigão ...
(SP.12.12.2000)




SOMOS FELIZES...

Somos felizes por ganhar a vida...
Por sermos perfeitos fisicamente...
Por termos liberdade de opinião...
Por termos liberdade de expressão...
Por termos uma vida livre...
Somos felizes por viver...
Amar e sofrer...
Enfim somos felizes...
Por amar a Deus sobre todas as coisas...
Então agradeça!

QUEM SERÁ?

Não existe amor mais sublime...
Não existe beleza igual...
Não existe força maior...
Não existe um poder real...
Mas seu nome é fonte da vida...
É a razão do nosso perdão...
Já sabe de quem estou falando de coração?
É de JESUS meu irmão!!!


SEMPRE HAVERÁ NATAL

Sempre haverá Natal...
Enquanto a fé,
A esperança...
E a Paz estiverem em nossos corações...
Que a noite de Natal represente muito mais que uma simples noite de troca de presentes e bebedeiras...
Que cada pessoa se lembre do nascimento de JESUS...
E que o amor renasça em cada coração, em cada lar...
Estamos vivendo tempos difíceis, de catástrofes, sem paz onde a violência vem dominando, pelo simples fato de que nos esquecemos do Amor Maior que é DEUS.
Poucos se lembram que JESUS deu a vida para que pudéssemos receber o perdão...
Mas não podemos esmorecer ...
Temos que ter fé...
Esperanças e acima de tudo acreditar...
Dias melhores virão...
Daí a razão de que não podemos acabar com a tradição...
Sempre haverá Natal.
Basta querer.



AGRADECIMENTO

Senhor!
Obrigado pela vida...
Obrigado pelo ar que respiramos...
Obrigado pela água que mata nossa sede e que revigora os campos...
Obrigado pela Luz do Sol...
Obrigado pelo brilho da Lua e das Estrelas...
Obrigado pelo Pão de cada dia.
Obrigado por me permitir despertar para um novo dia..
Obrigado Senhor!


VOCÊ

Como água corrente...
Você chegou em minha frente...
Foi a felicidade mais veemente...
Mas quando partiu...
Meu coração destruiu...
Fiquei carente...
E sozinho novamente...


A PROCURA

Curta é a vida...
Longa é a dor...
Eu sou o sonho...
De um sonhador...
Eu sou a luz ...
O iluminador...
Quero saber do Criador...
Eu vejo Tu...
Você nem me vê...
Eu corro o mundo...
Em um sonho profundo...
Se vou te ver...
Nada me importa!
Não sei porquê...
Volta a vida e a realidade...
E vejo a cidade...
Novamente...
Procuro você...





SONHOS

Quando te conheci...
Meu mundo se transformou...
Um novo horizonte despontou...
E de tudo me esqueci...
Foram dias inesquecíveis...
O amor aconteceu...
Era paixão infinita...
A vida tomava sentido...
Amei como ninguém...
Meus sonhos iam além...
Porém, um dia nossa vida mudou...
Você se calou...
E todos os meus sonhos...
Como pedra na água afundou...
Tudo passou...
Só o sonho restou...







QUEM SABE

Queria ser um ser onipotente...
Certo e valente...
Um ser sem determinação...
Destemido no coração...
Um ser forte e corajoso...
Sábio e valioso...
Um ser crescido...
Vivido e compreendido...
Amado e...
Quem sabe...

(SP.02.12.1999)

ROTINA OU VELÓRIO?

O velório seguia...
A televisão transmitia...
O rádio tocava...
Eu sentado...
Bebia e sonhava...
Queria ser fiel ao velório...
Porém, o morto não conhecia...
O que a televisão transmitia...
Eu já sabia!!!
O que o rádio tocava...
Eu sabia e muito curtia...




DESTINO

Oh!
Senhor!
Dai-me a solução...
Na minha cabeça...
Quanta confusão...
Queria apenas viver...
E vencer...
Vencer espiritualmente...
E viver bem...
Não me interessa as riquezas...
Jamais quis a nobreza...
Enfim...
Muita coisa aconteceu...
Somente meu destino prevaleceu...


VOCÊ SIMPLESMENTE

Onde você estará neste momento...
O que estará fazendo?
Gostaria que estivesse aqui...
Junto a mim sem pensar no mundo...
A chuva cai lentamente...
Sinto um vazio imenso dentro de mim...
Procuro não pensar...
Não imaginar...
Mas não consigo...
Você está no meu pensamento...
Porque a gente tem que amar alguém?
Ama sempre...
Mas sempre está só...
Sim, porque a pessoa amada, está sempre distante...
Junto apenas no pensamento...
O tempo voa...
Cada minuto parece uma eternidade...
O cérebro não pára...
A respiração continua...
Tudo caminha sem cessar...
Preciso ser rápido e forte...
Para poder um dia lhe encontrar...
Então a chuva cai...
Não mais trará lembranças...
Porque estarei com você...
E ... não viverei de lembranças...



SUPERAÇÃO

Dias...
Tempo...
Não importa!
Somente o sentimento...
Se revela...
No amor tudo se supera...
Com amor tudo se revela...

REFLETIR!!!

Saber...
Viver...
Ouvir...
Insistir...
Apenas...
Refletir!!!

PAIXÃO

Conversas...
Satisfação...
Ilusão...
Amor sem compreensão...
Solidão e muita emoção...
Paixão te quero de coração!!!



VIBRAÇÃO

A música acabou ...
Posso sentir a vibração ...
Era uma bela canção...
Falava de uma pessoa que partiu o coração ...
Saiu pelo mundo afora...
Buscando novas glórias...
Sem saber o que fazer...
Já não sentia mais prazer...
Mas muito queria viver...
Era uma bela canção...
Que falava do fim de uma paixão...

ROSA FLOR OU MULHER?

Com a natureza em polvorosa
Comecei aquela prosa...
Que falava de um sonhador...
Cheio de falar de versos e prosas...
Conhecedor do cravo e da rosa...
Falou da vida amorosa...
Que certa vez teve com a Rosa...
No jardim do Universo...
Fez seus versos...
Em forma de canção...
Abriu seu coração...
Contou de sua vida e da ilusão...
De ser rico e ter uma mansão...
Foi quando perdeu a Rosa...
Que simples era então...
Dava valor ao que tinha na mão...
E não sonhava com grandeza...
Pois tinha a pureza que vinha da natureza...
E via toda beleza...
Não precisava de realeza, para ser uma princesa...
Mas acreditava com firmeza...
Na força da natureza...
Ela só queria certeza...
De amar ...
Viver e Sonhar...
Mas, jamais Ter que falar...
Do fundo do coração...
Que não se vive só de ilusão!!!



Amor...
Como dói meu coração!
Pensar que te perdi...
Por uma ilusão...
Amor...
Como é triste a solidão...
De quem ama...
Até nos versos de uma canção...
Amor!
Quero você que é minha paixão..







Amor
Quero sentir seu corpo...
Poder beijar tua boca...
Tocar seus cabelos...
Penetrar em seus pensamentos...
Viver doces momentos...
Amar!
Sonhar!
E ter você...



Como seria bom
Cruzar os mares...
Subir as montanhas...
Correr nos campos...
Pisar na relva...
Ver o Sol nascer...
E poder dizer...
Senhor!!!
Obrigado por estar vivo...
Obrigado por existir...



O importante não foi
te amar e te perder...
O mais importante
Foi Amar...


Porque murmuras?
Porque sussurras?
Queres as perdizes
Ou as cicatrizes?

Como calar as crianças?
Como evitar o barulho?
Calar as crianças...
Seria calar o futuro...
Evitar o barulho...
Seria admitir que estou surdo...
Então...

O poeta ama a Lua...
E eu amo você...
O boêmio se embriaga para esquecer...
E eu me embriago por você...
O poeta tem momentos e emoção...
O poeta apenas escreve o que sente no coração...

Amiga te quero de corpo e alma...
Você roubou a minha calma...
E hoje me sinto só...
Amiga
Como enfrentar o mundo sem você?
Como olhar o amanhã?
Mereço castigo assim?
Então não se esqueça de mim!!!
Amo você e não posso negar...
Dói a dor de te deixar...
Sei que tu és um amor impossível...
Mas na vida tudo é possível...
Quando se ama de verdade...
No amor...
Não existem barreiras
Não existe abismo...
O amor é tudo...
Você alimenta minha fome de prazer...
Você me faz te querer...
Só você me faz viver...




CONFUSÃO

Forno!
Contorno!
Adorno!
Rato...
Prato...
Trato...
Que confusão?
Ligo o rádio
Ou a televisão?


Amor
Perder-te seria o fim...
Deixar-me seria morrer...
Para quê?
Por simples prazer...
Ou para não me deixar viver...

O caminho!
O abismo...
Não posso parar...
Entre rosas e espinhos...
Como vou passar?
Com esperança e carinho...
Sempre vou te amar!!!


PAI E FILHA

Solitário em minhas manhãs
Ouvindo músicas que elevam
Comecei a me recordar de você
Você que também é uma semente do meu ser
Tão diferente e tão distante
Mas guarda no semblante
Traços conhecidos e gestos iguais
Porém, em pensamentos tão contrários
Em atos involuntários
Percebo o mundo diferente que existe entre nós
Abri meu coração
Lhe pedi o perdão
Entretanto, você não sabe ser verdadeira
Para ao menos tentar me entender
A vida nos prepara armadilhas
Para que possamos crescer
Mas é preciso saber como proceder
Para não deixar as oportunidades escaparem
E o nosso corpo sofrer
Eu sinto que nós ainda temos tempo
Para sermos pai e filha
Só é preciso que você abra um pouco o seu coração
Não se deixe levar apenas pelas suas razões
Sinta a emoção e aprenda a dar o perdão
O dia que você quiser
Basta chegar e falar
Ainda que sejam palavras duras sobre minha pessoa
Saberei escutar
Enfim você é minha filha e eu a
Amo e isto ninguém vai me tirar.

ÁGUAS DE MARÇO
As águas de março estão chegando...
E o ano passando...
E Eu apenas pensando...
Na imensidão do Mar pude refletir...
Quantas pessoas passam por uma determinada praia...
E o mar sempre está do mesmo jeito...
Às vezes com ondas fortíssimas e outras apenas com maresias...
Quantos segredos o Mar esconde...
Quantas vidas ficaram no Mar por naufragos e pessoas que ousaram desrespeitar o Mar com sua grandeza...
Enfim, o Mar está sempre do mesmo jeito!
Humilde para muitos, diante dos Rios que estão acima dele, apesar de pequenos...
Outras vezes bravo e destruidor aos olhos de determinadas pessoas...
Eu gosto de olhar o Mar e toda a sua imensidão, respeitando-o como um Templo Natural, belo, forte e misterioso.
Gosto de sentir todo o mistério que envolve o vai e vem das águas do Mar...

Na senda do progresso, feliz é aquele que sabe dar sem nada esperar em troca, ainda que seja uma simples palavra, um sorriso ou um gesto de amor.
Aquele que sempre tem algo a dar não pode jamais dizer que é uma pessoa pobre, pois, vale mais uma simples palavra de carinho, de apoio e de conforto do que uma conta recheada de dinheiro para uma pessoa infeliz.
Por essa razão é que agradeço sempre a Deus por não ser uma pessoa vazia e sempre poder dar uma palavra de incentivo ou de conforto a alguém.
Obrigado Senhor!
Obrigado e Muito Obrigado!!!
(SP.10.09.04 –24hs)
 
 
Pensando que eu era o maior...
Percebi que eu era o menor!!!
Pensando que eu era professor...
Aprendi que era um simples aprendiz!!!
Pensando que eu era aprendiz...
Percebi quem nem mesmo sabia aprender!!!
Porém, quando acreditei que poderia apreender...
e comecei a prestar atenção...
Percebi que arte de apreender...
Está em viver!!!
Então comecei a viver sem medo.
Comecei a ver as coisas como elas são...
Não adianta florear...
Não adianta disfarçar...
Não adiante desviar...
Somente enfrentando as coisas de frente e com fé...
E acreditando que existe um ser Supremo...
Conseguimos mudar tudo até mesmo nossas vidas.
Não há vida sem fé
E não há fé sem Deus.
Porque Deus é amor...
E somente o amor constrói...
Na vida existem altos e baixos...
Mas a perseverança e a fé
Devem estar presentes em tudo.
Até neste minuto!!!
 
 
Novamente voltei a escrever...
Não pensei que um grande amor...
Pudesse sobreviver a tantas barreiras...
Foram muitas besteiras...
Tudo acabou por uma bobeira...
Mas o amor profundo...
Vence as barreiras da vida...
E convida para sorrir...
Amar e pedir...
Pedir a Deus...
Carinho...
Proteção...
Amor e compreensão!!!
 
 
Filho...
Porque nos enfrentamos?
Será porque nos amamos?
Ou será porque nos invejamos?
Não sei...
Pensar...
Até tentei...
E imaginei...
Você cresceu e
Eu modifiquei...
Porém, o amor ...
Venceu...
E eu já passei...
A grande dadiva
De Deus é a vida...
A grande alegria ...
O amor...
A grande tristeza...
É a dor!!!
 
Minha razão falou...
Mais alto que minha emoção...
E minha razão me fez compreender...
Que meus filhos precisavam de mim para viver...
Assim paixão...
Nada mais lógico do que
usar a razão...
Deixar seguir o destino então...
Amor por que razão?
Passou e marcou assim!!!
Só peço não se esqueça de mim...
Nada vale a pena...
Se já não te tenho pequena...
Oh! Paixão!!!
Volta para o meu coração...
Esqueça o que passou...
Tudo tem solução...
Te quero com toda emoção...
Amor do meu coração!


Como um raio de sol...
Você entrou na minha vida...
Como um raio de luz...
que se paga você saiu...
Mas tenho a certeza de que...
Tudo que passou...
Por menor que seja...
Marcou...
 
 
 
 
DIA DA INDEPENDÊNCIA

Pensando na Independência...
Eu pedi clemência...
Faltou-me prudência...
Senti que era influência...
Perdi a paciência...
Então eu vi a eficiência...
Quando gritei!!!
Independência ou Morte!
Que sorte!
Eu não era o Imperador...
Era apenas um sonhador...
Acordei e o dia festejei. (03.11.07)

Um comentário:

Jutaisô disse...

Além de grande jurista, um grande escritor. Parabéns!!!